O objetivo do nosso primeiro artigo de nosso blog é explicar de forma transparente o produto de seguro fiança. Por isso, seremos bem diretos e conclusivos em relação aos pontos que traremos aqui.

Não temos a intenção de ser exaustivos em relação ao assunto. Somos especialistas em simulação seguro fiança locatícia, e nosso site já traz diversos detalhes.

Portanto, vamos tratar o assunto por partes, em diversos artigos em nosso blog. Assim, você pode ter mais tranquilidade de procurar um subtema que precisa de mais detalhamento, e ter acesso a informações de forma mais conclusiva e sem rodeios.

Portanto, agora você poderá ter uma primeira noção preliminar sobre o seguro aluguel, e tirar suas primeiras dúvidas sobre o produto. Caso queira, poderá se aprofundar melhor no assunto em outros artigos que teremos em nosso blog.

Mas… o que é a fiança locatícia?

O fiança locatícia ou ainda seguro fiança aluguel, é contratado para cobrir a eventual inadimplência do inquilino em um contrato de aluguel. Aqui estamos tratando somente de fiança aluguel de imóveis, ou seja, residências, lojas, escritórios, terrenos, ou qualquer outra imóvel.

Há outros artigos que trazem mais informações, caso tenha interesse em saber ainda mais sobre o seguro de fiança: o produto ideal para quem não tem fiador. Contudo, nesse primeiro artigo de nosso blog, procuramos trazer informações iniciais, apenas para ajuda-lo a contratar um seguro. Pois entendemos que você não quer se um expert no assunto!

Quanto custa o seguro fiança aluguel?

O seguro fiança é um produto de seguros, e pode ser contratado através de canais especializados em seguro aluguel online. É muito comum os sites especializados em seguro fiança disponibilizarem uma ferramenta de simulação para estimativa do seguro fiança (seguro fiança simulação). Isso facilita bastante o inquilino, que pode ter uma previsão rápida de quanto custa o seguro fiador.

É verdade que somente um corretor habilitado pode vender o seguro fiador?

Sim. O corretor de seguros é um representante do segurado junto a seguradora, e é quem cuida de tudo para que o segurado tenha o melhor produto de fiança locatícia. Além disso, ele recebe treinamento e capacitação para explicar detalhadamente a simulação seguro fiança ao inquilino, aos proprietários e também às imobiliárias.

Portanto, evite sites ou empresas que não tenham a função de corretor de seguros habilitado pela Susep. Há uma série de exigências requeridas pela Susep para o cadastramento de um corretor.

Tenha muito cuidado para não esbarrar com pessoas com má intenção ou fraudes!

O seguro de fiança na perspectiva do inquilino

O seguro fiança é a melhor alternativa para o inquilino ou locatário não precisar mais de procurar fiador. Ao contratar o seguro fiança, o inquilino dispensa o fiador e aluga seu novo imóvel muito mais rápido, e sem o constrangimento de ter que pedir favores a familiares ou amigos.

É bem verdade que o inquilino pode optar por outro tipo de instrumento para garantir a contratação do aluguel. Porém, mesmo para quem vai alugar um imóvel, a modalidade de seguro é a que mais se adequa. Pois protege de verdade toda a relação contratual entre o inquilino e o proprietário.

E a perspectiva do proprietário do imóvel?

O seguro fiador traz toda a tranquilidade para o proprietário ou locador do imóvel. Ao contrata-lo, a seguradora assume o papel do fiador e banca os compromissos assumidos no contrato de aluguel e também na contratação da fiança locatícia. Ou seja, caso o inquilino não honre as despesas mensais contratadas, a seguradora é acionada e ressarci o proprietário.

Quem pode contratar o seguro fiança?

Qualquer pessoa pode contratar o seguro fiador aluguel, desde que tenha o seu perfil aprovado pela seguradora. Cada seguradora segue seus critérios rígidos de aceitação do seguro fiança. Contudo, em geral, as seguradoras costumam não aprovar perfis com problemas no Serasa ou SPC, ou com renda muito abaixo comparativamente ao valor do aluguel.

Ainda não entendeu?

Não se preocupe! Esse é apenas o primeiro de muitos artigo que vamos trazer aqui sobre o seguro. Você vai ver que teremos muitas matérias que irão ajuda-lo a conseguir entender melhor sobre  a fiança locatícia.

Visite nosso site e conheça mais sobre o seguro aluguel. Aqui no blog você também poderá ter maiores informações!