A oferta de salas comerciais, lojas e escritórios é abundante atualmente, principalmente em grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. Nem sempre os proprietários de imóveis comerciais para alugar tem total conhecimento da legislação em vigor. O mesmo ocorre com os locatários de imóveis comerciais.

Por isso, alguns cuidados com a locação comercial devem ser tomados para evitar problemas futuros.

Quem está em busca de um novo ponto comercial ou pretende abrir seu negócio certamente vai precisar ter alguns cuidados na hora de alugar sua nova loja ou escritório. Além disso, é preciso dimensionar de forma cautelosa os investimentos que serão feitos no local. Por que o contrato de locação pode se encerrar e daí tudo que foi gasto poderá ser perdido.

Portanto, o contrato de locação comercial e seus termos precisam ser bem analisados. Isso poderá evitar fatos desagradáveis como o aumento exorbitante dos preços dos aluguéis, tornando o valor do aluguel proibitivo para a capacidade de seu negócio.

À primeira vista, parece uma exigência que o locatário conte com o apoio de uma consultoria especializada. Contudo, esse suporte muitas vezes fica muito caro, e a grande maioria dos cuidados que devem ser tomados na locação estão disponíveis na internet.

Por exemplo, você pode recorrer a algum site especializado em seguro fiança e tirar todas as suas dúvidas antes de alugar um imóvel sem fiador.

Listamos alguns dos principais cuidados cuidados com a locação comercial. Com certeza isso irá ajuda-lo a fazer um bom negócio. E a se livrar de problemas no futuro com a locação do seu novo escritório ou sala comercial!

Um dos primeiros cuidados com a locação comercial é escolher bem o imóvel

O principal ponto aqui é ter a real dimensão da operação do seu negócio. Com isso, você vai evitar alugar uma sala comercial subdimensionada, ou então gastar muito mais do que precisa com aluguel.

Procure evitar se apaixonar por um determinado local, sem antes fazer uma análise fria e baseada em fatos concretos. Não deixe de considerar o valor do aluguel, o acesso, as redondezas, segurança, dentre outros critérios.

Verifique também se os valores informados estão corretos, bem como se há outras taxas que irão incidir sobre o aluguel. Em alguns casos, pode ser necessário contratar um seguro fiança. Nesses casos, faça uma rápida simulação online do seguro fiança para lojas e escritórios . Outras despesas como taxas extras de condomínio podem ficar escondidas até a hora de assinar o contrato final. E isso certamente pode atrapalhar uma negociação.

Cuidado –  evite contratos comerciais de locação “de boca”

Tratar de um contrato de locação com um parente e amigo pode ser uma tarefa mais fácil e segura. É claro que podemos confiar mais em quem conhecemos. Contudo, o maior dos cuidados com a locação comercial é formalizar a operação de locação. Para isso, é preciso assinar um contrato que inclua alguns itens básicos, tais como:

  • Direitos e deveres para ambas as partes

  • Concessões como descontos nos meses iniciais da locação ou autorização para benfeitorias

  • Penas ou multas que podem ser cobradas

  • Índice de reajuste

  • Prazo do contrato

O contrato de locação protege o locador a medida em que determinada as condições do imóvel antes do aluguel. E protege também o locatário contra uma denúncia vazia ou até mesmo uma ação de despejo!

Renovação compulsória do contrato de locação

Procure assinar um contrato de 5 anos. Não deixe de formalizar a opção de renovação compulsória. Caso entenda que será um tempo muito grande, procure negociar as condições da multa a ser cobrada. Porém, jamais abra mão da renovação compulsória, pois sem ela, você pode ter que retirar seu negócio às pressas do local.

Tenha Cautela com orientações de assessorias contratadas pela outra parte

Esse é um ponto importante e delicado a ser tratado. A verdade é que uma imobiliária é contratada pelo locador, e defenderá os interesses do locador. Portanto, tenha bom senso e pesquise bastante nos casos de locação de imóveis intermediadas por imobiliárias, por exemplo.

Procure analisar todos os pontos antes de fechar a locação do seu novo imóvel comercial

Trouxemos aqui alguns dos principais cuidados com a locação comercial. Acreditamos que com essa rápida leitura, você poderá evitar enfrentar problemas que podem ser uma dor de cabeça.

Lembre-se sempre que a oferta de imóveis no Rio de Janeiro, São Paulo e demais regiões do país está em alta. E que os preços sempre podem ser bom negociados.

Não se precipite! Tenha calma e com certeza você vai escolher o melhor local para instalar o seu negócio!